Normas para Publicação:


(ATUALIZADAS PARA 2022)
I - A Revista Digital Formação em Diálogo é uma publicação digital mantida pelo Grupo de Pesquisa Formação em Diálogo: narrativas de professoras, currículos e cuturas, sediado no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, CAp/UERJ e atuante no Programa de Pós Graduação em Ensino de Educação Básica - o PPGEB, destinada à divulgação científica de pesquisas e experiências em educação básica, abrangendo suas mais variadas formas. O objetivo principal é publicar trabalhos que possam contribuir com o debate acerca de temas voltados para as questões e desafios da educação em geral, contemplando em especial a educação infantil, os anos iniciais e finais do ensino fundamental, o ensino médio, a inclusão escolar e a educação de jovens e adultos, através de perspectivas disciplinares, transdisciplinares e transversais. Destina-se também à publicação de entrevistas, resenhas e comentários de leitura e trabalhos de divulgação científica na área de Educação, em todas as suas manifestações.
A partir de janeiro de 2022, a Revista Digital Formação em Diálogo passa a adotar o sistema de publicação em fluxo contínuo. Isso significa que, uma vez cumpridas todas as etapas da submissão à aprovação do texto e conclusão do processo de editoração do mesmo texto, este é publicado e, portanto, poderá ser acessado e citado pelos leitores da revista, não sendo necessário compor o total da edição do número da revista. Sendo assim, cada texto tem paginação própria e sua composição final na estrutura da edição será dada pelo sumário a ser concluído quando a editoria considerar a edição concluída.
De 2019 a 2021, optamos pela publicação de quatro números em forma de dossiês a cada ano. Observamos nesse período que 4 dossiês com temas diversos acabam exigindo demais de editores e coordenadores, levando a dificuldades em garantir a qualidade desejada.
Em 2022, publicaremos 3 dossiês, como dito acima, em fluxo contínuo. Os temas estão na aba Chamadas para Dossiês Temáticos.
Desde a submissão do texto até sua publicação, prevemos um percurso de 90 dias, de acondo com o fluxograma abaixo:



II – Embora a Revista Digital Formação em Diálogo seja uma publicação em português, serão aceitos textos escritos em espanhol desde que essa seja a língua materna de sua/seu proponente.
III – A Revista Digital Formação em Diálogo aceitará trabalhos inéditos para publicação nas seguintes categorias:
  • Artigo Científico: Entendido como o relato completo de um trabalho de pesquisa. Mínimo de 10 e máximo de 14 páginas, incluindo as referências bibliográficas.
  • Monografias e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC): Devem ser enquadrados nos mesmos moldes de Artigo Científico, seguindo as respectivas normas. Mínimo de 8 e máximo de 12 páginas, incluindo as referências bibliográficas.
  • Entrevista: Entendida como entrevista transcrita ou em vídeo a profissional atuante na educação básica com reconhecimento de seu valor por seus pares. Deve-se dar ênfase à sua trajetória profissional e sua contribuição para a melhoria da qualidade do ensino ainda que de uma pequena localidade, que pode ser uma escola, por exemplo. Deve conter foto da/o entrevistada/o. Mínimo de 6 e máximo de 12 páginas de texto.
  • Experiência: Contempla todas as áreas da educação básica e, principalmente, deve conter uma abordagem crítica da experiência relatada. Experiências que possam contribuir para as reflexões e práticas de outras/os docentes sem a pretensão de prescrições. Mínimo de 6 e máximo de 10 páginas, incluindo as referências bibliográficas.
  • Comentários de Literatura Infanto-Juvenil: Objetiva tecer um dos possíveis olhares de leitor/a à obra escolhida, constituindo-se num convite a outras leituras e leitoras/es. Devem conter todos os dados da obra (Editora, ano de publicação, cidade etc e estar acompanhadas de imagem da capa da obra. Mínimo de 1 e máximo de 4 páginas.
  • Resenhas: Devem conter todos os dados da obra (Editora, ano de publicação, cidade etc e estar acompanhadas de imagem da capa da obra. Mínimo de 1 e máximo de 4 páginas.
OBS. Solicita-se que os artigos sejam produzidos com conteúdos atualizados e informativos, buscando interlocução com as/os leitoras/es da revista através de uma linguagem simples e agradável.
IV – Os trabalhos devem respeitar o número de páginas exigido para cada tipo e JAMAIS podem exceder o tamanho permitido de laudas (contar páginas incluindo imagens e bibliografia), com a seguinte formatação:
  • Tamanho máximo do arquivo: 1 GB.
  • Tamanho do papel: A4;
  • Corpo do texto: Fonte Times New Roman, tamanho 12;
  • Margens do texto: 2,5 cm (direita, esquerda, inferior, superior) SEM afastamento no início de parágrafos e sem espaçamento especial ao fim dos parágrafos;
  • Espaçamento: Entre linhas de 1,5 no corpo do texto;
  • Título: Fonte Times New Roman, tamanho 12; centralizado, em maiúsculas e negrito; Sub-títulos e títulos de seções: Negrito, simples (caixa-alta e caixa-baixa). NÃO use: sublinhados, versalete e demais formas de destaque de textos.
  • Referências Bibliográficas: Devem aparecer somente as referências CITADAS no corpo do texto. Seguem a mesma formatação do corpo do texto, ao final, conforme normas da ABNT. Dentro do texto, referenciar junto ao trecho, somente sobrenome do autor e ano de publicação e página, como no modelo Teixeira (1998, pág. 35) . Ver ABNT.
  • Notas de rodapé: Fonte Times New Roman, com tamanho 10, inseridas na PÁGINA ONDE SÃO REFERENCIADAS em espaçamento simples.
  • Todos os trabalhos devem apresentar OBRIGATORIAMENTE, resumo, título e quatro palavras chave em PORTUGUÊS; resumén, título y cuatro palabras clave en ESPAÑOL, e summary, title and four key words in ENGLISH.
  • ADICIONALMENTE, podem  haver resumos em outros idiomas: francês, italiano ou alemão. Máximo de 200 palavras, cada. Espaçamento simples.
  • Identificação: não deve haver nenhuma identificação do(s) autor(es) no texto do trabalho, a identificação deverá ser informada por meio de preenchimento de formulário on line. Informações adicionais, quando houver, como "agradecimentos", deverão ser encaminhadas em resposta ao e-mail em que a decisão editorial final de aprovação do texto for encaminhada aos autores. O endereço revistaformadi@gmail.com é o meio oficial de comunicação da revista com os autores. É preciso estar em alerta quanto às mensagens recebidas.
  • Imagens: quando houver, devem ser centralizadas, com legendas numeradas no modelo "Figura.01" em fonte Times New Roman, tamanho 10, também centralizadas, abaixo de cada imagem. Não deve haver listas de imagens. As ilustrações devem ser de boa qualidade. As imagens devem ser inseridas no texto EM BAIXA RESOLUÇÃO (.jpg, 75 dpi).
OBS. Cabe ao autor as devidas autorizações de uso de imagens/fotografias com direito autoral protegido, devendo estas ser encaminhadas, quando necessário, junto com o trabalho, para a avaliação. Também é do autor, a responsabilidade jurídica sobre uso indevido de imagens/fotografias.
  • Tabelas e gráficos: devem ser centralizados, com borda de 1 pt, com legendas numeradas no modelo "Tabela.01" ou "Gráfico.01", em fonte Times New Roman, tamanho 10, também centralizadas, ACIMA de cada tabela/gráfico. Não deve haver listas de tabelas e/ou gráficos.
V – Todos os dados e arquivo de texto deverão ser enviados por meio de formulário on line ( https://forms.gle/85cHLr1seLVmMUGr9 ). O arquivo deverá ser tipo .doc ou .rtf . Não serão aceitos arquivos em .pdf e/ou que estejam protegidos por senha.


VI - Remeter qualquer colaboração à Revista Digital Formação em Diálogo significa autorização para publicação. A Revista Digital Formação em Diálogo não remunera direitos autorais, nem remete de volta as colaborações recebidas. Porém a coordenação de Revista Digital Formação em Diálogo compromete-se a dar respostas por escrito (e-mail) a TODAS AS PROPOSTAS de publicação dos trabalhos recebidos. Em caso de recusa, as razões serão comunicadas via pareceres do Conselho Acadêmico e/ou Corpo Editorial.
VII - Originais propostos serão considerados definitivos e, caso tenham sua publicação aprovada, não serão feitas consultas aos seus autores. Em todo caso, ao Conselho Acadêmico fica reservado o direito de sugerir aos autores alterações com vistas à aceitação do texto. Além disso, todo material selecionado será submetido à revisão.
VIII - Observadas as normas, cabe ao Conselho Acadêmico a avaliação da procedência da publicação de qualquer colaboração. Todos os textos serão avaliados pelo conselho acadêmico, que dará o parecer final sobre a aprovação para publicação, ou não. Cada artigo será submetido à avaliação de 2 (dois) pareceristas. Havendo discrepância entre os mesmos, a editoria poderá encaminhar a um terceiro parecerista, prevalecendo a recomendação majoritária. Se o artigo for aceito, o editor entrará em contato com o(s) autor(es) para os encaminhamentos pertinentes via e-mail.
IX - Trabalhos poderão ser encomendados aos seus autores, através de correspondência oficial da Comissão Editorial e serão submetidos à avaliação do Conselho Acadêmico, ao qual cabe a decisão final sobre sua publicação. O Conselho Acadêmico reserva-se, ainda, o direito de sugerir ao autor modificações de forma, com o objetivo de adequar o texto às dimensões da revista ou, do mesmo modo, ao seu padrão editorial e gráfico. Também estes trabalhos NÃO oferecem remuneração, por parte da Revista Digital Formação em Diálogo

– Conceitos e ideias contidos nos trabalhos serão de exclusiva e total responsabilidade de seus autores.

XI - A Revista Digital Formação em Diálogo considera que o Autor Responsável pelo envio do trabalho é autor de uma ou mais partes do artigo e que, perante a lei e a Revista Digital Formação em Diálogo assume a responsabilidade pela concessão e nomeação exclusiva dos direitos de publicação do mesmo, como um todo e de cada uma das partes nele contidas. A Revista Digital Formação em Diálogo em troca, concede ao Autor Responsável pelo artigo o direito de reimpressão em qualquer livro do qual ele é Autor Responsável e/ou co-autor, DESDE QUE seja feita a referência de crédito formal da Revista Digital Formação em Diálogo como fonte original. Para casos de discordância jurídica, fica nomeada a cidade do Rio de Janeiro como sede da publicação.

XII - POLÍTICA ANTI-PLÁGIO: Atenta às diretrizes básicas para a integridade na atividade científica do CNPq, a Revista Digital Formação em Diálogo não aceita trabalhos que estejam em desacordo com as mesmas. Desse modo, antes do envio aos avaliadores, o texto recebido pela Revista é submetido à análise de plágio em software adequado (CopySpider). Além disso, a  detecção por parte de quaisquer dos avaliadores de caso de plágio ou autoplágio será analisada pelo comitê editorial para verificar se é caso de revisão ou exclusão do texto. Em caso de denúncia de plágio comprovada após a publicação, o texto será excluído da Revista.

OBS: Os casos não previstos nestas normas serão decididos por uma comissão formada pelos editores da Revista Digital Formação em Diálogo, não cabendo contestação, por parte dos autores. Casos que necessitem de avaliação e decisão jurídica serão encaminhados para tal, elegendo-se a cidade do Rio de Janeiro, como sede da publicação, para este fim.
IMPORTANTE:

Caso não sejam atendidas TODAS as normas, os trabalhos NÃO SERÃO considerados inscritos para seleção.
Ao enviarem trabalhos para possível publicação, os autores aceitam os termos dispostos nesse regulamento e se comprometem a cumprir o mesmo.

Aguardamos as colaborações!
NÃO HÁ REMUNERAÇÃO POR PUBLICAÇÕES DE TRABALHOS, DE QUALQUER TIPO.
ASSIM COMO NÃO HÁ COBRANÇAS POR PARTE DA REVISTA EM QUALQUER ETAPA.
SUBMISSÕES AQUI: